Avaliação de empresas

Qual o valor justo de uma empresa?

multiplos
Ao contrário do que muitos podem pensar, o valor justo de uma empresa está diretamente ligado aos benefícios futuros de caixa que ela pode gerar e não pelos seus bens físicos e quantitativos registrados pela contabilidade. Em outras palavras, o valor justo de uma empresa não pode ser determinado por suas riquezas geradas no passado, mas pelo que ela poderá gerar no futuro.

Entre os métodos de avaliação de empresas adotados, os mais conhecidos são: Fluxo de Caixa descontado, Múltiplos de Mercado e Valor Patrimonial. O fluxo de caixa descontado é a metodologia mais adequada e utilizada pelo mercado para determinar o valor de uma empresa nos dias de hoje. Os benefícios deste método são diversos, entre eles o reconhecimento da captura de potencial de benefícios econômicos futuros de caixa e a utilização dos fundamentos da empresa, ou seja, a capacidade de mensurar o valor da empresa em si.

Outra metodologia freqüentemente utilizada é a adoção de Múltiplos de Mercado como parâmetro de valor uma empresa, embora simples e de fácil utilização, reconhece o valor de uma empresa similar como sendo este apropriado para precificar outra empresa. A vantagem deste método é dada pela sua capacidade de incluir as tendências apontadas pelos preços de mercado, pela capacidade de refletir as avaliações das empresas do setor e sua forma de comparar a desempenho de empresas do mesmo setor. Neste sentido, todavia, os múltiplos de mercado necessitam de diversos ajustes para obter o valor justo da companhia em questão, uma vez que esta tem suas peculiaridades

Saiba mais sobre os Múltiplos:
https://www.avaliacaodeempresa.com.br/multiplos

Em se tratando da mensuração do valor de uma empresa pela metodologia Valor Patrimonial temos o reconhecimento da firma pelo valor contábil dos ativos existentes da empresa, ou seja, avaliado pelo custo corrente ou pelo valor de mercado.

Contudo, ao reconhecer a metodologia Fluxo de caixa descontado como sendo o mais adequado para precificar ativos, a empresa que necessita ser avaliada deve tomar os devidos cuidados na hora de contratar empresas avaliadoras que utilizam este método. A indústria de laudos tem apresentado na maioria dos casos alto grau de inconsistência em inúmeras avaliações que utilizam essa metodologia, tendo em vista o maior agravamento e desentendimento sobre o valor justo da empresa em grandes processos de M&A realizados em 2008. Os erros clássicos mais graves identificados recentemente são: reconhecimento de altas taxas de crescimento sem investimento, ausência do reconhecimento da perpetuidade quando existente e taxa incorreta de desconto.

Quando a sua empresa precisa dos serviços de Avaliação de Empresas?

Compra e venda de Negócios/ empresas

Oferecemos respaldo técnico completo em avaliação de empresas na compra e na venda de negócios ou empresas, mensurando o valor justo para a empresa negociada, possibilitando melhores condições para viabilizar a transação.

Disputas, reorganizações societárias ou reconhecimento de valor das cotas dos Acionistas/sócios

Mensuramos e identificamos o valor unitário das cotas patrimoniais dos sócios em ocorrências de reivindicação, reorganização societária ou pela simples necessidade de mensuração de valor patrimonial para fins gerenciais.

Combinação de Negócios (CPC 15 – R1)

Em casos de combinação de negócios, onde há transferência de controle , avaliamos os ativos identificáveis ao valor justo e apropriamos o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Além do cumprimento das exigências impostas pelo IFRS 03 e CPC 15, nosso trabalho permite ao adquirente a obtenção de maior transparência e independência na divulgação dos Relatórios Financeiros Anuais da Companhia.

Teste de Impairment

Reavaliamos o ativo ao valor recuperável através da análise e ajuste das projeções futuras de caixa,promovendo maior segurança no reconhecimento do valor dos ativos contabilizados, respeitando assim a Resolução CFC 1.110/07.

Economia tributária na amortização de Ágio/Deságio (Emissão de Laudo Técnico)

Emitimos Laudos técnicos que dêem suporte para o reconhecimento do ágio/deságio nas operações.

Formação de Joint Venture

Fornecemos e identificamos os possíveis ganhos na concretização da formação da sinergias entre empresas;

Benchmark

Avaliamos e comparamos o valor da empresa em questão com os valores de empresas de mesmo setor;

Controle do Desempenho de ações empresariais

Monitoramos e acompanhamos as ações empresariais criadoras de valor aos acionistas/sócios da empresa, fornecendo direcionadores de valor as suas operações;

Planejamento Patrimonial de Distribuição de Dividendos (índices de Payout)

Mensuramos e estruturamos a política de distribuição de dividendos com base na necessidade de investimentos, taxas de crescimento e retornos promovidos pela empresa;

Expansão dos Negócios

Quantificamos e qualificamos as melhores alternativas de investimento para expansão orgânica ou através de M&A.

Principais metodologias utilizadas para avaliação de empresas

CONTÁBIL

MÚLTIPLOS / REFERÊNCIAS
DE TRANSAÇÕES COMPARÁVEIS

FLUXO DE CAIXA
DESCONTADO

METODOLOGIA

Avaliação da empresa com base nos ativos fisicos da empresa

Avaliação com base no levantamento de transações de empresas que atuam no mesmo segmento da empresa avaliada.

Avaliação baseada nos fundamentos econômicos da empresa: capacidade de crescimento, margens, necessidade de investimentos, estrutura de custos operacionais, despesas e riscos associados ao negócio.

VANTAGENS

Reconhecimento de valor do ativo fisico, podendo ser capturado pelo custo histórico ou de liquidação

I . Refletem as avaliações do mercado para o valor e a performance da empresa II. Incluem as tendências apontadas pelos preços de mercado III. Baseiam-se em informações prontamente disponíveis.

I. Refletem o potencial do crescimento futuro esperado e das perspectivas de rentabilidade II.Reflete o valor do negócio em si.

DESVANTAGENS

Não reconhece o valor dos ativos intangiveis

I. Potencial de distorção devido a fatores especificos de mercado ou mesmo negociações vantajosas ou desvantajosas que podem influenciar o indice II. Dificuldade de se encontrar empresas realmente comparáveis ( empresas similares podem ter perspectivsa diferentes) III. Podem necessitar de ajustes incluindo risco pais, regime de impostos, etc.

I. Dificuldade de se obter resultados projetados (diferenças de percepção em relaçãoao business plan) II. Peso significativo do valor da perpetuidade sobre o valor presente

QUEM FAZ ESSE TRABALHO?

Contadores: apuração e registro dos ativos físicos Engenheiros, mecanicos, corretores de imovel: reavaliação fisica dos ativos imobilizados.

Especialistas em Avaliação de empresas, tendo como formação: contabilidade, economia, engenharia e/ou administração.

Especialistas em Avaliação de empresas, tendo como formação: contabilidade, economia, engenharia e/ou administração.

As 11 etapas do Processo de Venda de uma empresa

1. Conversas iniciais entre comprador e vendedor

Tratativas iniciais entre potencial comprador e vendedor. Nesse momento estabelece relação mutua de interesses quanto a possibilidade de vender a empresa.

2. Introdução e apresentação dos intermediadores

Nessa etapa é importante ter um intermediador para que o dono da empresa não se envolva emocionalmente na transação

3. Assinatura de Termo de Confidencialidade

O Termo de Confidencialidade conhecido em inglês com NDA tem como finalidade resguardar as partes que a negociação ocorre em sigilo.

4. Abertura dos dados da empresa

O vendedor fornece os dados para o potencial comprador de maneira restritiva para atender aos requisitos mínimos de avaliação. Nesse etapa, a empresa avaliadora e/ou intermediadora deve orientar o que pode e o que não pode ser enviado.

5. Elaboração do Laudo de Avaliação

Execução do Laudo de avaliação. As duas partes: comprador e avaliadores determinam o valor que consideram justo.

6. Apresentação do Laudo a empresa contratante

Avaliador apresenta ao potencial vendedor o Laudo de avaliação e fornece sugestões de negociação.

7. Negociação com potencial comprador

Intermediador inicia tratativas de negociação com o potencial comprador.

8. Fechamento de valores e condições, apresentação da MOU

Vendedor recebe a proposta formal e o Memorando de Entendimentos chamado de MOU, onde devem constar as condições básicas para realização da operação de compra e venda.

9. Due Diligence

Auditoria especial para mitigar riscos e apurar as informações fornecidas.

10. Fechamento dos termos e Minuta Contratual

Elaboração da Minuta Contratual por advogados.

11. Transação concluida

Encerramento/ Fechamento dos acordos e condições contratuais + assinaturas

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